Boletim de Compliance - Edição nº. 3. Julho/2020

Atualizado: Jul 23



Boas Práticas em reuniões.


Tendo em vista que, nesse contexto da pandemia do COVID19, a maioria das reuniões, seja com clientes, outros advogados etc, tem ocorrido de forma virtual, a equipe de inovação formulou uma política de Boas Práticas em reunião, para auxiliar a todos, tornando os encontros mais produtivos.


As práticas sugeridas estão em consonância com o nosso Manual de Compliance (Acesse aqui), principalmente no que tange à organização prévia da reunião – com a disponibilização de pauta já definida. Vale lembrar da importância, também, da documentação dos temas debatidos e das tarefas distribuídas nas reuniões. Essa rotina é relevante tanto para que se tenha a memória do que foi deliberado, quanto para que seja possível cobrar follow up dos envolvidos.



Também é essencial aproveitarmos a oportunidade para lembrar de outra diretriz do nosso Manual de Compliance: que convites para reuniões sejam preferencialmente documentados (enviados via e-mail ou invite – caso se trate de uma conferência).


Essa rotina é útil principalmente quando o ajuste do encontro está sendo feito com pessoa pública (membros do Judiciário, Ministério Público etc.) ou politicamente exposta (clientes que tenham cargos nos Poderes Legislativo ou Executivo). Finalmente, vale destacar que, com a nova realidade de sustentações orais e audiências virtuais, os parâmetros expostos no material, que está sendo divulgados, poderão, no que couber, ser aproveitados também para os atos realizados em representação aos clientes junto aos tribunais.


Não esqueça que você pode contatar o comitê de Compliance por meio do Canal de Confiança, disponível na aba Compliance do site do Arruda Alvim, Aragão, Lins e Sato.

Utilize o Canal para tirar dúvidas quanto à interpretação do Manual de Compliance e das Políticas, bem como formular sugestões de medidas e temas que poderão ser abordados em políticas específicas.


Cordialmente,

Comitê de Compliance do AAALS.

Curitiba | Matriz

Telefone: (41) 3301-3800 | Fax: (41) 3301-3801

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