Boletim de Compliance - Edição nº. 1. Abril/2020

Atualizado: Mai 20



I – Primeiras linhas;

O Boletim de Compliance é um canal de comunicação do programa de conformidade do AAALS.

Trará, mensalmente, conteúdos que dão efetividade às rotinas previstas pelo Manual de Compliance e pelas Políticas Internas, em busca de aprimoramento operacional constante.

Neste primeiro contato, vamos relembrar o caminho percorrido até agora e as ferramentas que já estão em funcionamento.


II – O programa de compliance do AAALS;

No dia 04/09/2019 foi encaminhado aos membros do escritório um comunicado de início do processo de implantação do programa de Compliance do AAALS.

Seguiu-se, então, a fase de diligências para a matriz inicial de riscos.

Em 02/10/2019 tivemos a oportunidade de efetuar uma apresentação presencial no auditório da firma, oportunidade em que a consultoria em Compliance descreveu os estágios de implantação do programa.

De Novembro de 2019 a Março de 2020 foram desenvolvidas as atividades de confecção e debate da Matriz de Riscos e da Política de Apetite ao Risco, redação e debate do Manual de Compliance e a constituição do Comitê de Compliance, em janeiro de 2020.

No mês de abril, realizamos o primeiro treinamento de Compliance, que ocorreu por plataforma digital, em virtude da pandemia do COVID-19.

O treinamento virtual, feito pela plataforma Zoom®, teve 112 participantes. Durante quase duas horas de treinamento, o quórum se manteve praticamente inalterado.

Falamos sobre as principais normas de Compliance estabelecidas pelo Manual, bem como a respeito do Comitê de Compliance e do Canal de Confiança – que é a mais importante ferramenta de comunicação entre colaboradores, advogados associados, sócios e o comitê de Compliance.

Como registrado no treinamento, as ferramentas de Compliance podem ser acessadas pela aba Compliance, disponível no site do AAALS:

Na aba você poderá fazer o download do manual em PDF, lembrar quem são os membros do Comitê e acessar o Canal de Confiança:

O Canal de Confiança serve para (i) submeter sugestões; (ii) tirar dúvidas; e (iii) relatar a ocorrência de fatos que contrariam o Manual ou as políticas internas do AAALS.

Por enquanto, convidamos todos a ler (ou reler) o manual e, caso queiram, mandar suas sugestões e dúvidas ao Comitê por meio do Canal de Confiança.


Cordialmente,

Comitê de Compliance do AAALS.

Curitiba | Matriz

Telefone: (41) 3301-3800 | Fax: (41) 3301-3801

  • Facebook - Arruda Alvim
  • LinkedIn - Arruda Alvim

© Copyright 2020 Arruda Alvim, Aragão, Lins & Sato. Todos os direitos reservados.