Na segunda-feira, 11.11.2019, ocorreu no auditório do STJ o seminário “Novas Tendências do Direito Imobiliário”, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de
Direito Processual (IBDP) e pelo Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM),
que contou, ainda, com o apoio institucional do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Com a palestra de abertura proferida pelo Ministro João Otávio De Noronha, o seminário trouxe painéis sobre as principais questões que impactam o setor de
imóveis no Brasil.
A sócia Teresa Arruda Alvim participou como palestrante e a sócia Daniela Peretti D'Ávila presidiu a primeira mesa de exposição sobre o tema “Recursos Repetitivos e principais julgamentos ligados ao direito imobiliário”.
Na oportunidade também proferiram palestra o Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva e os convidados Osmar Mendes Paixão Côrtes e Paulo Henrique dos Santos Lucon.
Na segunda parte do seminário, contando com a presença do Ministro Paulo de Tarso Sanseverino como palestrante convidado, o sócio Evaristo Aragão Santos presidiu a mesa que tratou do tema “A incorporação imobiliária na perspectiva do STJ - interesse coletivo x interesse individual”.
Compondo a mesa como palestrante convidada, a sócia Priscila Kei Sato discutiu o painel “Temas 970 e 971 - cumulação de indenização por lucros cessantes e cláusula penal por atraso na entrega da obra / inversão da cláusula penal estipulado para o comprador, para a incorporadora.” O painel também contou com a presença dos palestrantes José Carlos Baptista Puoli, André Abelha e Rita Dias Nolasco, como presidente de mesa.
O evento trouxe, ainda, o painel “Evolução da regulação em matéria de direito imobiliário", com os palestrantes Olivar Lorena Vitale Junior, Carlos Alberto Garbi e André Macedo De Oliveira.
O Ministro Luis Felipe Salomão, encerrou seminário proferindo palestra sobre o tema “O judiciário e o Mercado Imobiliário”.
O evento foi destaque no portal de notícias do STJ.
A matéria está disponível no link: http://twixar.me/xMnT
Comments