Seminário “Novas Tendências do Direito Imobiliário”

Na segunda-feira, 11.11.2019, ocorreu no auditório do STJ o seminário “Novas Tendências do Direito Imobiliário”, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de

Direito Processual (IBDP) e pelo Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM),

que contou, ainda, com o apoio institucional do Superior Tribunal de Justiça (STJ).  

Com a palestra de abertura proferida pelo Ministro João Otávio De Noronha, o seminário trouxe painéis sobre as principais questões que impactam o setor de

imóveis no Brasil.


A sócia Teresa Arruda Alvim participou como palestrante e a sócia Daniela Peretti D'Ávila presidiu a primeira mesa de exposição sobre o tema “Recursos Repetitivos e principais julgamentos ligados ao direito imobiliário”.



Na oportunidade também proferiram palestra o Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva e os convidados Osmar Mendes Paixão Côrtes e Paulo Henrique dos Santos Lucon.


Na segunda parte do seminário, contando com a presença do Ministro Paulo de Tarso Sanseverino como palestrante convidado, o sócio Evaristo Aragão Santos presidiu a mesa que tratou do tema “A incorporação imobiliária na perspectiva do STJ - interesse coletivo x interesse individual”.


Compondo a mesa como palestrante convidada, a sócia Priscila Kei Sato discutiu o painel “Temas 970 e 971 - cumulação de indenização por lucros cessantes e cláusula penal por atraso na entrega da obra / inversão da cláusula penal estipulado para o comprador, para a incorporadora.” O painel também contou com a presença dos palestrantes José Carlos Baptista Puoli, André Abelha e Rita Dias Nolasco, como presidente de mesa.


O evento trouxe, ainda, o painel “Evolução da regulação em matéria de direito imobiliário",  com os palestrantes Olivar Lorena Vitale Junior, Carlos Alberto Garbi e André Macedo De Oliveira.


O Ministro Luis Felipe Salomão, encerrou seminário proferindo palestra sobre o tema “O judiciário e o Mercado Imobiliário”.


Na foto, os advogados Felipe Zakaluka, João Ricardo Camargo e os sócios Daniela Peretti D´Ávila, Evaristo Aragão Santos, Teresa Arruda Alvim e Priscila Kei Sato.

O evento foi destaque no portal de notícias do STJ.


A matéria está disponível no link: http://twixar.me/xMnT

Curitiba | Matriz

Telefone: (41) 3301-3800 | Fax: (41) 3301-3801

  • Facebook - Arruda Alvim
  • LinkedIn - Arruda Alvim

© Copyright 2020 Arruda Alvim, Aragão, Lins & Sato. Todos os direitos reservados.